terça-feira, 26 de janeiro de 2010

veio e vai...

Caminhando pela Praia de Icarai com havaianas no pé e uma mochila pesada nas costas.
Sinto calor, estou quente por dentro.
Sinto cheiro e gosto de vida.
Sustento o meu insustentável peso de ser.
Caminho com minhas obrigações e agora, mais do que nunca, caminho sozinha.
Sei que no fundo se é só no mundo.
Caminho e memórias passam pelo meu corpo.
Chego na Rua Álvares de Azevedo e cada passo é uma lembrança do meu avô.
O cinema que hoje já não existe mais...
A Cantina DiDanta onde comíamos pizza que hoje é um prédio.
O Hortifruti que era uma casa abandonada e eu sempre olhava com assombro e curiosidade.
O Colégio Alzira Bittencourt que foi derrubado e preparam seu terreno para mais um prédio...

Escrevi esse texto no final do ano passado quando sai do terraço da Layana e resolvi fazer uma visita para minhas tias-avós que ainda moravam no apartamento do meu avô.
Era um domingo e eu sentia a melancolia típica desse dia e sentia também a dor das mudanças.
Sentia com força o sentimento de que tudo passa, transforma, acaba.
E o quanto a força do amor permance.
Hoje, dia 26 de janeiro de 2010 retomo estes sentimentos com o falecimento da minha tia-avó Sônia Rohe Kopp, irmã mais velha da mãe de minha mãe: Hebe Rohe Kopp, que já se foi há anos e foi o meu primeiro contato com a morte, aos 9 anos.
Herdei a cor dos olhos da descendência alemã de minha avó e seus familiares. Minha tia-avó Sônia tinha os olhos mais lindos da família: azul da cor do céu.
Registro aqui o meu profundo agradecimento aos meus antepassados.
Tudo que sou, a forma da minha formação, o carinho de minha educação.
A única coisa que fica é o amor.
As lembranças são o meu maior tesouro.
As perdas me fazem mais madura.
Dentro de mim nascem novos sentimentos de vida.
Aceitar o ciclo do começo, meio e fim.
Aceitar a vida que pulsa no meu coração.
Minha tia-avó Sônia sempre me ensinou orações, filosofias de vida e a força dos cristais protetores...
Quando eu tinha mais ou menos uns 8 anos, ela me ensinou uma oração que carrego comigo até hoje e ainda tenho escrito no papel desde aquela época com minha letrinha de menina e corações. Vou scanear e postar aqui, mas por enquanto, como estou sem scaner..... ai vai, a oração de Lauro Trevisan:

SOU PERFEITA, ALEGRE E FORTE.
TENHO AMOR E MUITA SORTE.
SOU FELIZ E INTELIGENTE.
VIVO POSITIVAMENTE.
TENHO PAZ.
SOU UM SUCESSO.
CONSIGO TUDO QUE PEÇO.
CONFIO FIRMEMENTE
NO PODER DE MINHA MENTE.
PORQUE DEUS É O MEU SUBCONSCIENTE.

Fora isso...
hj tb é aniversário do meu amigo e poeta predileto Tavinho Paes. Viva a vida!!!

E ontem a reinauguração da Livraria da Travessa foi maravilhosa!
Segue link do JB Online com fotos e comentários de Heloisa Tolipan:
http://www.jblog.com.br/heloisatolipan.php?itemid=18988

Falando poesia aos pés de Pixinguinha na Travessa do Ouvidor

Sem comentários: