quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Garcia Lorca

LITERATURA E JUÍZOS LITERÁRIOS:

POESIA - Junto ao fato biológico ou junto ao fato jurídico, por exemplo, encontramos - claro, que em um palno superior, no último plano - o fato poético. Não creio que seja preciso sublinhar isto demasiadamente; mas é preciso sublinhá-lo bem. O poeta encontra-se subidamente com algo que salta diante dele com os braços em cruz e - queira ou não - fá-lo deter-se na maravilha branca do caminho. É necessário interpretar aquilo, decifrar seu segredo entranhado. E surge a poesia!... A poesia é, simplesmente, isto: "uma coisa que os poetas fazem"
(Entrevista a José S. Serna: "Palestra amável com FGL, 1933)

CRIAÇÃO POÉTICA - A criação poética é um mistério indecifrável, como o mistério do nascimento do homem. Ouvem-se vozes não se sabe donde, e é inútil preocupar-se em saber donde vêm. Como não me preocupei com meu nascimento, não me preocupo com minha morte. Escuto a Natureza e o homem com assombro e copio o que me ensinam sem pedantismo e sem dar às coisa um sentido que não sei se têm. Nem o poeta nem ninguém tem a chave e o segredo do mundo. Quero ser bom. Sei que a poesia eleva e, sendo bom, para com o asno e para com o filósofo, creio firmemente que se há um além terei a agradável surpresa de encontrar-me nele. Mas a dor do homem e a injustiça constante que mana do mundo, e meu próprio corpo e meu próprio pensamento evitam que eu translade minha casa para as estrelas.
(Entrevista a Bagaria: "Diálogos de um caricaturista selvagem", 1936)

Federico Garcia Lorca

Sem comentários: